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Selos verdes e rotulagem ambiental

Em 2011, a Economia Verde defendeu a priorização de investimentos para produtos  e serviços que resultassem na melhoria do bem estar da humanidade e na igualdade social, além de buscar uma melhor eficiência no uso de recursos naturais reduzindo riscos ambientais e a escassez ecológica.  Assim, para dar suporte a este objetivo, foi difundido o conceito de rotulagem e selos ambientais.

Rotulagem ambiental é a certificação de produtos adequados ao uso e que representam menor impacto no meio ambiente em relação a outros produtos similares no mercado. Os selos, como também outras atividades dos programas de rotulagem ambiental, servem a uma variedade de propósitos e tem como objetivo um público especifico (Barboza, 2011).

Os primeiro rótulos obrigatórios surgiram na Europa, em 1940. Com caráter de advertência, eles tinham a função de destacar a presença de substâncias químicas potencialmente danosas a saúde do consumidor, a exemplo de informações como: “veneno”, “sem adição de açúcar”.

Com o despertar para a relevância das questões ambientais, alguns países desenvolvidos saíram na frente em relação à rotulagem ambiental. O primeiro selo verde foi o selo do governo alemão, “anjo azul” (blaue Engel) em 1978. Este selo certificava os produtos que eram provenientes de reciclagem, com baixa toxidade, sem CFC (clorofluorcarboneto), etc.

Os dados indicam que são 3,6mil produtos certificados para os consumidores (VOLTONI, 2010). Proliferaram assim, rótulos e declarações de desempenho ambiental, quer voluntários ou quer obrigatórios.

Credibilidade dos selos como ferramenta do marketing verde

No mercado, quando as empresas passaram a reconhecer as preocupações ambientais como vantagem competitiva e de diferenciação, os “selos” começaram a despertar o interesse dos consumidores, sendo um diferencial para a escolha na hora da compra. Nesta fase, a adesão voluntária à rotulagem ambiental emergiu, pois as empresas passaram a vislumbrá-la como maneira de explicitar sua preocupação ou seu investimento ambiental.

Inicialmente, os “selos verdes”, embora fossem auto-declarações, atendiam critérios previamente estabelecidos e aos padrões internacionais da ISO (Internacional Organization for Standardization).

Com a variedade de rótulos ambientais e a falta de garantia da sua confiabilidade, alguns consumidores passaram a ficar confusos, como por exemplo, “               detergentes biodegradáveis”, ou descrentes em relação a esse instrumento, visto que se tratavam de auto-declarações, não havendo dessa forma uma garantia para os consumidores de que seu produto ou rótulo ambiental fosse uma alternativa ambiental preferível.

Como a rotulagem ambiental se tornou um poderoso instrumento de mercado, e esta iniciativa alcançou grande repercussão, houve a preocupação com a credibilidade e com a imparcialidade. Assim foram formadas organizações públicas e privadas com o objetivo de valorizar produtos e serviços rotulados, trazendo mais transparência e credibilidade para o processo da garantia do selo ou rotulagem ambiental.

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